Porque enxergamos cores diferentes neste vestido?

Tudo começou quando a mãe de uma noiva tirou uma foto do vestido para enviar a sua filha. Quando a noiva mostrou a foto para o noivo dela, eles discordaram da cor. Ela via branco e dourado e ele via azul e preto.

discussao-cor-vestido

A discussão tomou grandes proporções na internet quando  uma amiga postou em seu Tumblr Swiked a imagem acima com a pergunta: “Gente, por favor, me ajudem!  Este vestido é branco e dourado ou azul e preto? Eu e meus amigos não conseguimos chegar a um consenso e estamos enlouquecendo com isso!”. E a internet enlouqueceu com eles também.

A ciência por trás da discussão

A cor verdadeira deste vestido é Azul e Preto, se você enxerga o vestido branco e dourado, isso significa que os seu olhos não funcionam bem com pouca luz.

Para entender o porque cada pessoa enxerga cores diferentes relacionadas ao vestido da imagem, é preciso antes de tudo compreender os sistemas neurofisiológicos de cores.

retina

No fundo dos nossos olhos estão as retinas, estruturas que nos permitem detectar a cor. A percepção de cor está associada à atividade de certos tipos de células denominados cones. Já os bastonetes são responsáveis pela percepção de sombras, que se dá pela junção das cores preto, branco e cinza. Os cones só vão se ativar na presença de luz em quantidade suficiente.

Quando falamos em cor,na verdade estamos falando de luz, pois, sem a luz não existiriam as cores. Na natureza encontramos dois sistemas de cores: o sistema aditivo e o sistema subtrativo.

O sistema aditivo é aquele formado pelas três cores primárias da luz, vermelhoverdeazul, o famoso RGB (do inglês Red, Green e Blue), decompostas a partir da luz branca solar que é a fonte natural de luz no planeta terra. Chama-se aditivo porque a adição das três cores primárias resulta na percepção da luz branca.

No sistema subtrativo, todos os objetos do mundo possuem cor. Essa cor é formada pelos elementos naturais ou sintéticos que se encontram em sua camada externa. Os pigmentos em contato com as cores-luz vão absorver determinadas faixas de onda cromática e refletir outras, que serão captadas pelo olho humano. O sistema subtrativo leva esse nome tendo em vista que a mistura de suas cores primárias (ciano, magenta e amarelo) formam o preto, ou seja, ausência de luz.

cmyk e rgb

Como os seres humanos evoluíram para enxergar sob a luz do dia, e ao longo do dia a cor da luz do sol na terra muda, o nosso cérebro desenvolveu, na retina, uma forma de “compensar” a luz em diferentes horários do dia.

O cérebro tenta descontar o efeito da luz do sol (ou outra fonte de luz) para chegar a uma cor “verdadeira”.

Por que enxergamos cores diferentes?

A chave para entender a discussão da cor do vestido é o funcionamento dessa capacidade da retina de compensar a luz.

Enquanto algumas pessoas veem azul no vestido, mas seus cérebros ignoram isso atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido. Os cérebros dos outros atribuem o azul que eles veem ao próprio vestido.

Se você está vendo o vestido azul e preto: os cones da sua retina estão bem ativos, e isso resulta em seus olhos fazendo a mistura subtrativa. Ou seja, o seu cérebro considera o azul que você enxerga como sendo a cor real do vestido.

Se você está vendo o vestido branco e dourado: os olhos não funcionam bem com pouca luz e os bastonetes da sua retina detectam o branco. Menos sensíveis à luz, os seus olhos criam a mistura de aditivos, verde e vermelho, para fazer dourado.

Se você vê o vestido ora branco e dourado, ora azul e preto, ou uma combinação dos dois: seus olhos são de “nível médio” e podem mudar devido à luminosidade do ambiente em que se encontram ou em virtude da maneira como está inclinada a tela do seu computador, telefone ou tablet.

E aí, que cor você enxerga?


❤ - ☟ - Compartilhe isso! - ☟ - ❤